17 de maio

9h00 – Comunicações Orais e Posters
Consultar programa

 

10h00 – Conferência – Literacia para a saúde no Brasil: conquistas e desafios
Emília Campos de Carvalho | Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP | Brasil
Apresentação: Hélia Dias | ESSS – IPSantarém | Portugal

 

10h45 – Coffe Break

 

11h15 – Mesa Redonda – Literacia para a saúde em Portugal: contextos e políticas
Moderadores: Mª do Carmo Figueiredo | ESSS – IPSantarém | Portugal; Carlos Ferreira | ACES Lezíria | Portugal

Gina Tomé | Equipa Aventura Social, FMH/UL; Instituto de Saúde Ambiental da FM UL | Portugal
“Comportamentos de saúde dos Adolescentes Portugueses – Resultados do estudo HBSC 2018”

Laurinda Ladeiras | Direção Geral da Educação | Portugal
“Os projetos de promoção e educação para a saúde em meio escolar: uma perspetiva colaborativa” 

Andria Costa | Direção Geral da Saúde | Portugal
“O plano de ação para a Literacia em Saúde em Portugal”

Clara André | Escola Superior de Saúde – IPSantarém | Portugal
“O impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital «Your PEL»: Resultados preliminares”

 

13h00 – Almoço

 

14h30 – Mesa Redonda – eHealth Literacy: processos e trajetórias de mudança
Moderadores: Manuela Ferreira | ESS – IPViseu | Portugal; Mª de Lurdes Marques | AE Golegã, Azinha e Pombalinho | Portugal

Teresa Sofia Castro | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL | Portugal
“Avaliação de riscos e oportunidades na internet: perspetivas de crianças, jovens e pais”

Cristiano Marques | Serviços Partilhados do Ministério da Saúde | Portugal
“Inclusão e Literacia Digital de Saúde”

Ana Rita Pedro | Departamento de Políticas e Gestão de Saúde | ENSP-UNL | Portugal
“Do registo de saúde eletrónico ao plano individual de cuidados”

Vânia Neto | Microsoft | Portugal
“Tecnologia como aliada da Saúde”

Filipe Madeira | Escola Superior de Gestão e Tecnologia – IPSantarém | Portugal
“eLiteracia – Métricas de utilização do projeto Your PEL”

 

16h30 – Sessão de Encerramento

Consulte o programa completo (PDF)